27 de maio de 2017

Deus e os Talentos - Previdência e Providências

Ézio Pereira da Silva

"... E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias como se o não tiveras recebido?" - 1 Co 4.7.

Deus criou todos os seres humanos e deu a cada um deles uma habilidade específica, um talento para fazer alguma coisa e atender às necessidades da vida, conforme ele mesmo previu.

Segundo o que era imprescindível para cada pessoa, família, grupo, comunidade, sociedade, nação e para a humanidade, ele dotou a todos com um dom especial para realizar tudo o que fosse necessário.

Uns têm o perfil para a liderança; outros, o talento da música; outros, do ensino; outros, das artes, edificações, engenharias, comunicação, agricultura, desenho, administração, transportes, ciências sociais, químicas, físicas, biológicas, matemática, medicina humana, veterinária... E por aí vai.

Veja que tudo está na dependência de Deus em fazer segundo os seus propósitos, dentro de um plano perfeito que ele estabeleceu e está executando.

Ninguém deve ser tão ingênuo, ou presunçoso, a ponto de pensar que escolheu, de iniciativa própria, fazer o que quis, tão somente de acordo com seus pensamentos, vontade ou capacidade própria.

Para isso, havia latente em sua constituição, concedida por Deus, uma determinação biológica que se manifestou mais tarde, conforme seu ser se desenvolvia física e psicologicamente.

Não existe quem, amando ou detestando um determinado sabor ou aroma, possa, a partir de certo tempo, inverter essas preferências. Gostar ou não, por exemplo, de uma fruta, já vem estipulado no DNA de cada indivíduo.

As pessoas escolhem o que fazer, dentro daquilo que mais as atrai e para as quais possuem mais tendência, inclinação ou perfil. É algo ingênito, natural. Um talento que elas percebem com o tempo, e com o qual, depois, vão trabalhar para desenvolver e se qualificarem melhor.

Observe que tudo atende a um propósito e designação do Criador de todas as coisas. O Supremo idealizador e sustentador de toda a sua criação.

Sabe aquela pessoa que não tem perfil, ou habilidade, para determinado trabalho ou para executar certas ações? Não adianta forçá-las a realizar certas tarefas porque, na maioria das vezes, não vai dar em nada.

Pois é! Esses talentos são distribuídos por Deus, segundo os seus propósitos.

Exemplo disso, vemos na construção da Arca da Aliança. Todos os detalhes foram mostrados no Monte a Moisés - Ex 25.40 e 26.30.

Também no plano espiritual, Deus preordenou tudo - 1 Coríntios, capítulos 12 a 14 e Efésios 4.7-11.

Não há quem se premia ou conceda a si mesmo um talento. A pessoa apenas desenvolve ou não a capacidade que lhe foi outorgada por Deus. Aquilo que já recebeu de maneira distintiva.

Dessa forma, qualquer área da vida humana, tanto no aspecto físico, quanto no social, profissional, científico, intelectual e espiritual, possui uma dívida permanente com o Autor da vida, que é Deus!

Ninguém possui nada de sua própria autoria ou iniciativa. Tudo vem de Deus! 

E, como tudo que é bom tem origem nele, a ele são devidas toda honra, glória, louvor e ações de graça, para sempre!

Finalmente, a título de lembrança, não podemos nos esquecer, jamais, de que a Deus prestaremos contas da vida que ele nos concedeu, juntamente com todos os seus adereços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário